Igreja Adventista do Sétimo Dia Costa e Silva

Departamento da Saúde
Tecnologia do Blogger.

Departamento de Saúde

RSS

About

SAÚDE DA MULHER: CONTRACEPTIVOS

SAÚDE DA MULHER: CONTRACEPTIVOS


Hoje quem vem mais uma vez conversar com a gente é a Dra. Denise Vasconcelos, uma expert em saúde da mulher. Ela é ginecologista e obstetra e conta pra gente um pouco mais sobre contraceptivos e suas variações. Olha só!

shutterstock_98670347-470x313
Escolher um anticoncepcional não é uma tarefa fácil hoje em dia. 
Existem vários métodos disponíveis para se adaptar a cada mulher em particular, como anel vaginal, adesivos semanais, implante hormonal, DIU liberador de hormônios e os clássicos orais (pílulas) e injetáveis.
Para a determinação do que mais se adequa à sua realidade, devem ser avaliados os sintomas pré- menstruais , assim como os efeitos colaterais que ela apresenta ao método e a comodidade de usar diário, semanal, mensal.
Todos os métodos citados são hormonais. Geralmente, utilizam a combinação de dois hormônios o estrogênio e a progesterona em doses diferentes e, em alguns casos, apenas a progesterona. 
Todos são igualmente eficazes e a diferença é como o corpo da mulher vai absorver a medicação.
As pílulas anticoncepcionais são as mais conhecidas do público. 
Dependendo da necessidade, podemos usar doses mais altas ou mais baixas e é importante essa flexibilidade, pois esse método pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos e dores de cabeça, por exemplo. 
Mulheres com hipertensão, diabetes, enxaqueca devem usar com restrição.
Anticoncepcionais injetáveis podem ser mensais ou trimestrais. 
Devido ao longo tempo de uso, às vezes podem causar sangramentos irregulares ou retenção de líquidos. A retenção de líquidos se dá principalmente pelo estrogênio. Isso pode contribuir para o aumento do peso corporal ou o aparecimento de celulite. Na verdade, a celulite não tem relação direta com o tipo de anticoncepcional nem com a dose. Ela tende a aparecer em quem tem maior predisposição genética, associada a hábitos de vida sedentária e má alimentação, independente se usa método oral, injetável, etc.
Há também métodos menos conhecidos, mas também eficazes: 
- o anel vaginal é feito de silicone, flexível, em formato de anel que é colocado na vagina e trocado a cada 30 dias. 
- Adesivos contendo hormônio podem ser usados e trocados a cada semana. 
- Já o implante hormonal é um dispositivo que se coloca abaixo da pele (subcutâneo) e lá ele permanece por até 3 anos. É necessária uma pequena cirurgia para a inserção. DIU hormonal é colocado dentro do útero e pode durar até 5 anos.
Como se pode ver temos muitas opções e isso ajuda a individualizar o tratamento. Além do efeito contraceptivo, é os anticoncepcionais tratam  acne, cólica, TPM e sangramento intenso.
Importante: após um longo período de estudo, pesquisas constataram que a margem de falha de métodos hormonais é de menos de 1%, enquanto o preservativo tradicional pode chegar a 10-20%. Porém, lembramos que prevenção nunca é demais! O preservativo ainda é a forma mais confiável contra DSTs.
Buscamos muitas coisas em um mesmo produto, por isso é importante a conversar com o ginecologista. 
Seu médico vai saber orientar suas escolhas para chegar no melhor resultado.

http://www.queridavidasaudavel.com.br/
Departamento de saúde - IASD Costa e Silva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: