Igreja Adventista do Sétimo Dia Costa e Silva

Departamento da Saúde
Tecnologia do Blogger.

Departamento de Saúde

RSS

About

Princípios e Benefícios de uma Dieta Saudável!

Princípios e Benefícios de uma Dieta Saudável!



Quando falamos em dieta a primeira coisa que pensamos é em uma dieta restritiva para emagrecer rápido, porém esta definitivamente não é a melhor opção para sua saúde e nem mesmo para o emagrecimento. 
Aqui poderá aprender quais são os princípios para uma dieta saudável e também como este tipo de alimentação auxilia para que chegue em seu peso ideal.
Para quem já está muito acima do peso talvez seja realmente preciso fazer uma dieta mais restritiva para eliminar o excesso de peso, mas caso esteja apenas um pouco acima do peso apenas por adotar hábitos saudáveis em sua alimentação em um pouco de atividade física certamente chegará a seu peso ideal com facilidade porque seu metabolismo estará equilibrado e aproveitando os nutrientes de forma adequada.
Um ponto importante a saber sobre uma dieta saudável é que neste tipo de dieta não há um cardápio específico a ser seguido, mas sim alguns conceitos que devem ser sempre levados em consideração no momento de elaborar seu prato e também suas refeições intermediárias. 
Também vale lembrar que deve sempre adequar estes princípios de uma dieta equilibrada com a quantidade adequada de calorias segundo seu peso e idade.

Princípios Fundamentais de uma Dieta Saudável!



Nutrição é um assunto realmente vasto, mas para passar a adotar uma dieta equilibrada e saudável deve começar com base em 3 princípios, ao atender a estes princípios já terá muito mais chances de estar montando um prato saudável para sua refeição. 
Veja a seguir quais são estes 3 princípios básicos e importantes para sua dieta.
Variedade: quanto mais variada for sua alimentação mais variado estará também do ponto de vista nutricional, portanto estará se alimentando melhor.
 Com uma alimentação mais variada terá fontes dos mais diversos nutrientes na dieta, com isso mais saúde, disposição e facilidade para emagrecer.
Moderação: o organismo possui suas necessidades diárias de calorias e também de nutrientes, para atender a isto além de uma alimentação variada é importante que coma com moderação.  
Entenda que se alimentar com moderação não quer dizer ficar com fome, mas sim comer apenas o necessário.
Equilíbrio: além de ter uma boa variedade e também de consumir seus alimentos com moderação é importante que mantenha proporções equilibradas de alimentos, sempre mantendo carboidratos, vitaminas, minerais e proteínas em boas proporções a cada refeição.
As proporções de alimentos podem variar de uma pessoa para outra de acordo com suas necessidades nutricionais, por exemplo os praticantes de fisiculturismo que necessitam mais proteínas e carboidratos, os praticantes de esportes em geral que precisam de mais proteínas, etc. 
Para saber quais são suas necessidades nutricionais é interessante passar por uma consulta com nutricionista, assim será possível avaliar qual sua atividade física e necessidades nutricionais em detalhes.

Dieta Saudável no Emagrecimento!

Um dos maiores riscos de fazer dietas para emagrecer é não estar nutrindo adequadamente seu organismo, pois temos o falso conceito de que para emagrecer devemos apenas diminuir a quantidade de comida, com isto acabamos deixando a qualidade de lado.
Ao aplicar os princípios de uma dieta saudável no emagrecimento notará que para ter estes princípios em seu prato ele naturalmente já terá uma quantidade um pouco menor de calorias (e maior de nutrientes). 
Com isto será mais fácil manter a dieta por períodos maiores, desta forma sendo mais fácil emagrecer mesmo para quem precisa perder diversos quilos.
Uma dica especial para manter a nutrição em dia sem aumentar muito a quantidade de calorias durante a dieta é para apostar nos sucos, existem muitos sucos com frutas e leguminosas que são extremamente nutritivos e de baixas calorias. 
Estes sucos são excelentes para o café da manhã e lanches intermediários, ajudarão a nutrir, afastar a fome e são uma delícia!

http://www.dietaebeleza.com/principios-e-beneficios-de-uma-dieta-saudavel/
Departamento de Saúde - IASD Costa e Silva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: