Igreja Adventista do Sétimo Dia Costa e Silva

Departamento da Saúde
Tecnologia do Blogger.

Departamento de Saúde

RSS

About

Adoçantes: Quando usar?

Adoçantes: Quando usar?

Alimentação e Atividade Física
Quem não fica em dúvida na hora de adoçar o cafezinho ou o suco com adoçante. De um lado, é o grande companheiro de quem está na luta para perder alguns quilinhos. De outro, é apontado como vilão para o aumento do peso e até relacionado a algumas doenças.
Quando lançados no mercado, os adoçantes eram indicados apenas para pessoas diabéticas ou com restrições alimentares. Com o passar do tempo, passaram a ser usados também por quem deseja ingerir menos açúcar e controlar o peso. Mas aí, começaram a surgir algumas dúvidas: quando e quanto usar? Qual o tipo mais adequado para mim?
Constituídos por edulcorantes – substâncias responsáveis pelo sabor doce – os adoçantes têm o poder de adoçar extremamente maior que o do açúcar.
Alguns podem ser utilizados para cozinhar, por terem estabilidade suficiente para não perder o sabor doce quando expostos a alta temperatura, como o acesulfame K e a sucralose.
Por ter alto poder adoçante – de 400 a 800 vezes mais que o açúcar – a sucralose, embora seja mais cara, é a substância mais utilizada para substituir o açúcar na culinária.
O adoçante passou a fazer parte da dieta com a evolução e a vida cada vez mais sedentária. O aumento no consumo de calorias associado a pouca atividade física, coisa que não acontecia na época dos nossos avós, trouxe algumas alternativas para controlar o consumo de calorias.
Mas afinal, quanto podemos consumir de adoçante?
O órgão que regulamenta a alimentação e os medicamentos nos Estados Unidos, o Food and Drug Administration (FDA) recomenda que o consumo diário de adoçantes dietéticos seja de 4 a 6 pacotinhos de um grama quando em pó, e de 9 a 10 gotas para os líquidos.
Além de considerar o adoçante utilizado no suco ou cafezinho, vale lembrar que ainda se consome a substância em alimentos diet industrializados. Portanto, é preciso ficar atento ao exagero.
“É sempre bom verificar os produtos para avaliar a quantidade de adoçante e manter o equilíbrio”
Então, qual a vantagem de usar adoçante em quem não tem problema de peso?Nenhuma.
Uma colher de chá de açúcar tem cerca de 8 gramas, o que corresponde a 32 calorias. O que isso vai impactar realmente no seu dia, entre você ganhar ou perder peso? Nada.
A preocupação deve estar em diminuir a carga calórica em excesso, como doce, alimentos ricos em gordura e refrigerantes.
Você sabia?
Cinco gotas do produto equivalem, em geral, a 1 colher de chá de açúcar. E 1 sachê corresponde a 2 colheres de chá de açúcar.
A sucralose adoça 600 vezes mais que a sacarose, a sacarina adoça 500 vezes mais e o aspartame tem capacidade de adoçar 200 vezes mais.
O adoçante pode ser benéfico, desde que utilizado com moderação.
O exagero nunca faz bem.
http://www.ameocoracao.com.br/blog/?tag=acucar-ou-adocante
Departamento Saúde - IASD Costa e Silva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: