Foto: ThinkstockMOSTRAR MINIATURAS
Readeque horários e rotinas
Muitas pessoas não praticam exercícios e colocam a ‘culpa’ de serem sedentárias na falta de tempo. Mas o educador físico lembra que pequenos reajustes na rotina podem ajudar a alcançar o objetivo do 'projeto verão': “As pessoas não se programam para aproveitar o dia. Têm o hábito de ligar o ‘soneca’ do celular e virou um costume chegar atrasado no trabalho pelos ‘5 minutinhos’. Porque não, aos poucos, colocar o relógio para despertar 5, 10 minutos mais cedo? Esse tempo pode ser revertido em subir e descer escadas no lugar de usar o elevador, ou descer um ponto antes ou depois do local de trabalho e fazer uma breve caminhada até lá”.
Para quem tem pouco tempo no dia para se dedicar aos exercícios, o especialista avisa que apenas 1 hora de dedicação já faz grande diferença. “Dá para combinar meia hora de caminhada e mais 30 minutos de uma série dos exercícios citados (agachamento e abdominal simples, além de flexão de braço) para complementar. Pode fazer esse combinado um dia sim, outro não. Nos demais dias, invista em 1 hora de caminhada. Quando permanecemos bastante tempo em atividade física, garantimos gasto energético maior, independente do metabolismo da pessoa, e esse treino combinado é interessante para quem quer perder peso”.
Subir e descer as escadas do prédio onde mora também pode ser uma ótima alternativa para se exercitar, combinada com meia hora de caminhada. “Suba e desça várias vezes, corre-se um risco bem menor do que investir nos exercícios que indiquei para fazer em casa, caso nunca os tenha praticado com um profissional. O exercício nas escadas vai garantir que a musculatura das pernas seja tonificada e vai sim trazer resultado perceptível em dois meses”.
Dep Saúde - IASD Costa e Silva
0 comentários:
Postar um comentário