Igreja Adventista do Sétimo Dia Costa e Silva

Departamento da Saúde
Tecnologia do Blogger.

Departamento de Saúde

RSS

About

Como o Estresse e a Depressão Causam Obesidade

Como o Estresse e a Depressão Causam Obesidade

Apesar da depressão e o estresse estarem ligados à compulsão alimentar é importante aprofundar mais o assunto.
Nos dias modernos é quase impossível escapar do estresse. Estamos sempre ocupados, sobrecarregados de informação, recebendo mensagens de Facebook e WhatsApp… A mente raramente tem descanso. A vida encontra sempre forma de nos interromper.
Obesidade, Estresse e DepressãoNo reino animal existem poucas coisas que causam um animal a sentir estresse, mas quando isso acontece o estresse é de curta duração.
O estresse ativa uma reação biomecânica de “estado de sobrevivência”. O estresse é um problema tão grande porque não é de curta duração. É um estresse leve mas continuo.
Um dos fatores de estresse é a fome. Neste estado de sobrevivência o metabolismo abranda e o organismo vai tentar guardar energia. Também ficamos com mais apetite de forma a ficarmos com mais força de vontade para procurar alimentos. Ou seja, o estresse diminui o metabolismo e aumenta o apetite.
Uma pessoa estressada vai comer para se aliviar. Uma pessoa obesa vai comer alimentos ruins. Você vai comer os alimentos que causaram a obesidade e que vão tornar o problema maior.
Quando se combina estes fatores com um acesso fácil a todos os alimentos que podemos querer, torna-se muito fácil comer em excesso até chegar à obesidade. Todo a propaganda de volta destes alimentos não ajuda. Também não ajuda estarmos rodeados de alimentos industrializados altamente calóricos e prejudiciais à saúde, que foram criados para ser viciantes e nos fazer entrar no estado compulsão alimentar.
Parece que a sociedade capitalista conspira conosco. Uma conspiração para nos tornar viciados em alimentos baratos de produzir. Apesar dos alimentos viciantes não serem saudáveis, eles não são ilegais. As empresas que os produzem tem o direito legal de produzir esses produtos e tem a liberdade de tentar convencer você a comprar os seus produtos.
Desta forma a única solução que você tem é tomar responsabilidade pelas suas escolhas alimentares. Deve procurar saber mais, investir na sua educação alimentar. Entender porque esses produtos são maus para você e para os seus filhos. Os refrigerantes e os salgadinhos são produtos que destroem a saúde das crianças, a obesidade infantil está a níveis recordistas no Brasil.
Então, quais são as medidas que podemos tomar para diminuir o estresse?

Como Diminuir o Estresse e a Depressão

  • Mantenha um diário de estresse. Neste diário você vai escrever o que causa o seu estresse e os motivos que ativam a sua compulsão alimentar. Ao lado de cada causa escreva as melhores formas de evitar esse estresse e essa situação. Além de tentar evitar estas situações comece a criar um plano para quando não as consegue evitar. Você deve decidir anteriormente o que vai fazer quando está sob estresse. Desta forma você pode comer um lanche saudável em vez de comer salgadinho.
  • Quando estiver com estresse, faça 30 minutos de exercícios aeróbicos, antes de sucumbir à vontade de comer. Este período de exercício físico ajuda você a se sentir melhor, e pode diminuir os níveis de estresse de forma a não ser necessário comer para esquecer.
  • Praticar qualquer tipo de exercício ajuda a evitar e a diminuir o estresse. Uma caminhada, exercícios de peso corporal em casa, treino de musculação ou corrida.
  • Veja menos televisão, largue o celular e a internet. Relaxe, leia um livro ou faça uma caminhada.
Este artigo faz parta da série sobre a obesidade. O estresse e a depressão são algumas das principais causas da obesidade. Outras causas da obesidade são o consumo excessivo de carboidratos, calorias líquidas, falta de exercício físico, produtos farmacêuticos. Para saber mais veja os outros artigos da série, sobre a dieta para a obesidade e o exercício físico para a obesidade.)
http://saudeideal.com/obesidade-estresse-e-depressao/
Dep. Saúde IASD Costa e Silva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: