25 truques para não engordar:
1. Permita-se ter o prazer de emagrecer. Faça massagem, pratique exercicios físicos, vá a sauna. Cuide-se!
2. Esqueça o relógio. O último motivo pelo qual você deve comer é o horário. Recuse-se a olhar para o relógio e, só porque está "na hora", abrir a geladeira.
3. Ouvir a sabedoria do seu corpo é fundamental. Pense nas vezes em que se envolveu com uma atividade ou projeto prazeroso e se esqueceu de comer. Isso significa que não precisava comer.
4. Coma devagar. A mastigação eficiente é fundamental para se digerir bem o alimento e para que os nutrientes sejam bem absorvidos. Além disso, mastigar alivia a tensão e proporciona sensação de prazer. Desde que se começa a comer, é preciso cerca de 20 minutos para que o cérebro perceba que o estômago recebeu a quantidade suficiente de alimentos. Estipule no relógio um tempo mínimo para a refeição.
5. Sente-se para comer. O ato de comer deve ser curtido.
6. Quando terminar a refeição levante da mesa. Ficar ali, olhando para a comida, pode dar vontade de começar tudo outra vez.
7. Como num ambiente agradável, sem discussões ou aborrecimentos. Aprenda a curtir a sua dieta e sinta o gosto dos alimentos.
8. Tente descobrir novos alimentos. Provavelmente há vários que você não usa porque não conhece. 9. Não fique muito tempo sem comer. O organismo funciona melhor quando recebe um suplementos regular de nutrientes.
10. As refeições devem ser leves, porém freqüentes. Cada pessoa tem seu relógio biológico e pode adaptar o número e horários das refeições de acordo com suas necessidades.
11. Não espere ficar com muita fome para depois comer. A fome excessiva deixa o metabolismo lento e favorece o acúmulo de reservas de gorduras pelo organismo.
12. Escolha certo. Entre os alimentos indicados para uma nutrição balanceada, escolha aqueles que lhe dão maior prazer no momento daquela refeição.
13. Satisfação vale mais do que o sacrifício. Se você não estiver com vontade de comer cenoura, brócolis ou alface, é melhor respeitar seu organismo e optar por outro tipo de alimento saudável.
14. Viva o café da manhã. O processo de absorção dos alimentos é mais ativo pela manhã. Por isso é recomendável ingerir, no café da manhã, alimentos leves e fibrosos, como salada de frutas temperada com iogurte desnatado. Evite alimentos açucarados ou engordurados.
15. Comece as refeições sempre com uma salada. Ela fornece fibras para manter o seu sistema digestivo funcionando direito.
16. Evite ingerir muito liquido durante as refeições. Em contrapartida, não se esqueça de ingerir bastante água durante o dia. Ela é ótima para hidratar o organismo e faz com que os rins funcionem melhor.
17. Cuidado com os refrigerantes diet também. Tudo bem que os refrigerantes diet quase não têm calorias. Mas a verdade é que eles têm tanto gás quanto os outros, o que provoca dilatação no seu estômago e mais vontade ainda de comer.
18. Cuidado com o supermercado. Elimine de sua lista de compras os alimentos de alto teor calórico e substitua-os por frutas, verduras e legumes.
19. Beliscar entre as refeições é quase proibido. Mas, se a vontade de comer for muita, experimente comer três cerejas ao marasquino meia hora antes da refeição. As cerejas contêm cerca de 30 calorias e podem ajudar a reduzir o seu apetite. Uma colher de sopa de uva passa provoca o mesmo efeito.
20. Evite o consumo de refrigerantes, e prefira os sucos naturais ou leite desnatado.
21. Fique atenta aos produtos dietéticos. O produto pode ser considerado diet porque não contém açucar, mas pode ter alto índice de gordura, como os chocolates e os sorvetes.
22. Abra exceções. A cada 15 dias você pode abusar um pouquinho e comer uma fritura. Mas não se esqueça de comer uma fruta ácida após a refeição, que vai ajudar a digerir as gorduras.
23. Tempere a comida. Cebola, alho, limão, orégano, açafrão, coentro, louro, são boas opções.
24. Modere a quantidade de sal. Ele retém líquidos no organismo, provocando inchaço.
25. Olho vivo nos condimentos. Ketchup, molho inglês, mostarda e pimenta-do-reino, além de mascararem o gosto do alimento, não fazem bem ao aparelho digestivo.