Igreja Adventista do Sétimo Dia Costa e Silva

Departamento da Saúde
Tecnologia do Blogger.

Departamento de Saúde

RSS

About

PROTEÍNA ANIMAL X CÂNCER

POSTADO POR JSILVASILVEIRA EM 19 - MARÇO - 2014 0 COMENTÁRIO
meats-may-soon-be-on-the-menu-70560ba00f
Pessoas de meia idade que consomem muita proteína animal, ovos e laticínios têm risco de ter câncer semelhante ao de quem fuma 20 cigarros por dia. De acordo com um estudo publicado na revista “Cell Metabolism”, que costuma seguir uma dieta rica em proteína de origem animal tem quatros vezes mais chances de desenvolver tumores malignos comparado com quem  consome pouco desse item.  O pesquisador Valter Longo, da Universidade do Sul da Califórnia “The Daily Telegraph”, explica que chegou a esta conclusão após acompanhar a alimentação de cerca de 6400 americanos ao longo de 18 anos.
Uma dieta de alto teor de proteína foi definida no estudo como aquela em que pelo menos 20% das calorias diárias provém desse nutriente. Os pesquisadores recomendam limitar o consumo para 0,8g de proteína por quilo de peso corporal por dia durante a meia-idade, ou seja, para uma pessoa de 70 kg, seria aproximadamente 56g ao dia, cerca de dois bifes de frango ou um bife de carne de vaca.  Segundo o pesquisador Longo, o excesso de proteínas animais age em um hormônio chamado IGF1, que é responsável pelo crescimento, mas também acelera o envelhecimento e alimenta os tumores. Ele sugere que as pessoas substituam carnes, ovos e laticínios por peixes, feijões e lentilhas, que também são ricos em proteínas.
No entanto, os pesquisadores também descobriram que a proteína é importante para os idosos, pois evita a fragilidade e ajuda a manter o peso saudável, uma vez que os mais velhos possuem menos IGF1. Alguns especialistas britânicos criticaram a ligação que o estudo fez com o hábito de fumar, já que proteínas são importantes para o organismo e o cigarro não oferece qualquer benefício. O professor Tim Key, do Câncer Research, no Reino Unido, ressaltou, ainda, que são necessários mais estudos para afirmar com precisão se a dieta rica em proteínas aumenta o risco de pessoas de meia-idade morrer de câncer.
- See more at: http://www.unisinos.br/blogs/nutricao/2014/03/19/de-acordo-com-estudo-comer-proteina-animal-em-excesso-na-meia-idade-aumenta-o-risco-de-desenvolver-cancer/#sthash.BDuPR5KR.dpuf

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: