Iogurte Emagrece! Cálcio e Proteínas para Emagrecer
Acontece que quanto mais cálcio ingerimos, menor é o risco do hormônio calcitriol estimular a entrada no organismo de adipócitos que impedem a queima de gorduras dentro dessas células. É o que explica a pesquisadora Lina Yonekura da Divisão de Ciências dos Alimentos da Universidade de Nottingham na Inglaterra.
Para quem se preocupa com as calorias, pode ficar sossegado, pois a versão desnatada com menos calorias dos iogurtes tem mais cálcio (um potinho de 170 gramas contém cerca de 300 miligramas de cálcio). Além disso, a versão desnatada contém mais proteínas, o que sacia a fome por mais tempo e pode ajudar no ganho e preservação de massa muscular.
No iogurte as proteínas estão parcialmente digeridos graças às cepas das bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus que a fermentam, o que dá a característica azeda e textura cremosa a bebida.
Portanto, é importante ficar de olho no rótulo, pois existem potinhos que parecem iogurte, mas na verdade são apenas bebidas lácteas. É necessário que o alimento contenha as duas espécies em sua composição para serem chamados de iogurte e oferecerem os benefícios que procuramos.
Mas cuidado, pois nem tudo são flores. Apesar do iogurte ser considerado um alimento rico em proteína, ele tem cinco vezes mais carboidratos, o que pode ser um problema para quem segue uma dieta que necessite de moderação desse nutriente. Se este for o seu caso, é recomendado que não exagere nas porções e evite as opções com açúcar, corantes e aromatizantes. Procure pelo iogurte natural e desnatado e acrescente frutas frescas ou cereal matinal e se quiser intensificar o sabor, utilize adoçante ou um pouco de mel ou geleia.
E os probióticos?
Os probióticos também são eficazes na perca de peso, é o que diz os especialistas. O iogurte ou leite fermentado probiótico melhora a flora intestinal e com isso ajuda a emagrecer de duas maneiras, que é diminuindo a fome, liberando mais neurotransmissores que regulam e saciam a fome e aumentando a absorção de minerais e vitaminas, o que evita a carência desses nutrientes e estimule a fome.
Qual é a diferença entre os probióticos e o iogurte tradicional?
Normalmente os probióticos são fermentados pelos Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium, que além de conter uma quantidade de cepas infinitamente maior – no mínimo 108 UFC (Unidades Formadoras de Colônia), o que seria algo em torno de 100 milhões de bactérias probióticas em um único potinho, o que é recomendado no Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde. Se consumidos com regularidade os probióticos e leites fermentados podem ajudar a reduzir o colesterol ruim, além de melhorar as defesas naturais do corpo.
Segundo a nutricionista Roseli Rossi da clínica Equilíbrio Nutricional, eles ainda podem ajudar a o risco de infecções na mucosa do estômago e de câncer de cólon.
Quais são as melhores opções para Emagrecer
Existe uma infinidade de opções de iogurte e leites fermentados nos supermercados que ficamos perdidos. O segredo é ficar esperto com as indicações nas embalagens dos probióticos e os iogurtes naturais desnatados.
Algumas opções com frutas também se encaixam nesta categoria, mas lembre-se de que antes de se aventurar em experimentar novos sabores é necessário verificar o rótulo, para saber a quantidade de açúcar, gorduras, carboidratos, sódio, além de corantes e aromatizantes. A regra é “Quanto menos, melhor”.
O Iogurte Emagrece. Pode crer!
Dep Saúde - Iasd Costa e Silva
0 comentários:
Postar um comentário