Igreja Adventista do Sétimo Dia Costa e Silva

Departamento da Saúde
Tecnologia do Blogger.

Departamento de Saúde

RSS

About

Refrigerantes podem favorecer artrite reumatoide em mulheres






Refrigerantes podem favorecer artrite reumatoide em mulheres


Estudo mostra que ingerir bebida uma ou mais vezes por dia já aumenta o risco


Mulheres que bebem um ou mais refrigerantes açucarados por dia podem aumentar o seu risco de sofrer com a artrite reumatoide, de acordo com um novo estudo feito na Universidade de Harvard (EUA) e financiado pelo National Institutes of Health. Os resultados foram apresentados no American College of Rheumatology, que aconteceu entre 28 de outubro e 01 de novembro. O trabalho, entretanto, não estabelece uma relação de causa e efeito, sendo necessárias mais pesquisas para comprovar a relação.

A equipe analisou dados de dois grandes estudos de enfermeiros, que avaliaram dietas e outros aspectos da vida dos participantes por décadas. Eles olharam para a dieta e outras informações de saúde de cerca de 173 mil mulheres em dois períodos de tempo diferentes. A cada quatro anos, as mulheres relataram quantas bebidas açucaradas bebiam. Isto incluiu refrigerantes à base de cola com açúcar, refrigerantes sem cafeína e refrigerantes que não eram de cola. Refrigerantes diet não foram incluídos.
Durante os períodos estudados, 883 mulheres foram diagnosticadas com artrite reumatoide. Os autores descobriram que aquelas que bebiam uma ou mais bebidas adoçadas com açúcar por dia, em comparação com aquelas que não beberam ou fizeram a ingestão menos de uma vez por mês, tiveram um maior risco de desenvolver artrite reumatoide.

Segundo os cientistas, a forma como o estudo foi feito tem limitações, pois as pessoas muitas vezes não se lembram com precisão o que comiam ou bebiam no passado. O próximo passo é detalhar fatores de risco genéticos e ambientais e levá-los em conta nos estudo futuros. Estes resultados devem ser considerados preliminares, pois ainda não foram revisados e publicados. A relação encontrada no estudo não significa que refrigerantes causam artrite reumatoide, afirmam os pesquisadores, apenas mostras que beber refrigerantes pode refletir em outros hábitos de vida conhecidas para aumentar o risco da doença, como tabagismo.

Adote uma dieta poderosa contra artrite
Bastante chata, a artrite ainda não tem cura. O incômodo para se movimentar, que começa suave e vai se agravando até tornar um martírio o esforço para pegar um livro na estante ou se levantar de uma cadeira, é causado pela inflamação das articulações. "Em geral, o problema surge associado a traumas, desgastes, distúrbios autoimunes ou infecções", explica o reumatologista Geraldo Castelar, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). O acompanhamento médico e a adesão aos cuidados, no entanto, permitem ao paciente levar uma vida normal, sem dores ou limitações físicas. O cenário ideal inclui diagnóstico precoce, prática de exercícios físicos leves ou de fisioterapia em casos menos agudos e alguns ajustes na dieta. "O principal deles é o consumo de alimentos fontes de ômega-3, ácido graxo com ação anti-inflamatória", afirma o médico. Veja como deixar suas refeições mais nutritivas e proteger seu organismo contra os sintomas doloridos da artrite reumatóide.
  • Salmão - Foto Getty Images
  • Óleo de canola - Foto Getty Images
  • Soja - Foto Getty Images
  • Azeite de oliva - Foto Getty Images
  • Rúcula - Foto Getty Images
  • Espinafre - Foto Getty Images
  • Óleo de linhaça - Foto Getty Images
  • Chia - Foto Getty Images
DE 8
Salmão - Foto Getty Images
Peixes oleosos de água fria
Peixes como atum, sardinha e salmão são ótimas fontes de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, que impedem um processo de conversão de nutrientes no organismo responsável por originar inflamações. "O alimento também funciona como um grande aliado no controle do colesterol, na regeneração dos tecidos, na prevenção de doenças cardiovasculares e até na amenização dos sintomas da TPM e da menopausa", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult.


Recomendação de consumo: um filé de 200g duas vezes por semana
Óleo de canola - Foto Getty Images
Óleo de canola
Além do ômega-3, o óleo de canola também é fonte dos ácidos graxos ômega-6, sendo benéfico na prevenção de doenças do coração e na a manutenção da pressão. "Também está presente em sua composição a vitamina E, antioxidante que combate radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças degenerativas, como câncer", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional.
Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia
Soja - Foto Getty Images
Óleo de Soja
O óleo de soja, assim como os demais óleos vegetais, é um alimento rico em gorduras poliinsaturadas, como ômega-3 e ômega-6, e uma importante fonte da vitamina E. "Ele atua na prevenção de doenças cardiovasculares, no bom funcionamento do sistema nervoso imune e no combate a radicais livres", afirma Daniela Cyrulin. Esse tipo de óleo também possui ação anti-inflamatória e ajuda a regular os níveis de colesterol no organismo.
Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia
Azeite de oliva - Foto Getty Images
Azeite de oliva
Toque final na preparação de saladas ou até de uma deliciosa pizza, o azeite de oliva é um alimento importantíssimo para a saúde, graças aos ácidos graxos ômega-3, aos polifenois, a vitamina E e ao beta-caroteno nele presentes. "O óleo tem função anti-inflamatória e antioxidante, pois preserva as células, evitando a deterioração delas", aponta Roseli Rossi.
Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia
Rúcula - Foto Getty Images
Rúcula
"As folhas verde-escuro da rúcula são fonte riquíssima de ômega-3 e das vitaminas A e C, potentes antioxidantes que combatem radicais livres", pontua a nutricionista Roseli. Já outros nutrientes, como potássio e ferro, são importantes para regular o equilíbrio hídrico no organismo e para a formação de células sanguíneas (hemoglobina).
Recomendação de consumo: um prato de sobremesa por dia
Espinafre - Foto Getty Images
Espinafre
O espinafre é um alimento altamente nutritivo, oferecendo em sua composição as vitaminas A, C e E, além de nutrientes como ômega-3, cálcio, ferro, potássio, bioflavonoides e carotenoides, explica a nutricionista Daniela. Suas propriedades antioxidantes previnem alguns tipos de câncer, em especial o de pulmão e o de próstata. Outros dois elementos bastante importantes são o ácido fólico, que combate a anemia, e a luteína, que fortalece o sistema imunológico, evitando problemas como a degeneração macular.
Recomendação de consumo: de duas a três colheres de sopa por dia
Óleo de linhaça - Foto Getty Images
Linhaça
"Rica em ácidos graxos essenciais, vitamina E e fibras, a linhaça é um alimento que proporciona maior fluidez sanguínea, reduz o colesterol ruim, evita a formação de placas de gorduras das artérias e promove efeitos anti-inflamatórios no organismo", afirma Roseli. A semente também melhora o funcionamento do sistema digestivo e ameniza os sintomas da TPM e da menopausa.
Recomendação de consumo: de uma a três colheres de sopa por dia
Chia - Foto Getty Images
Chia
"Semente da vez, originária do sul do México, a chia é uma ótima fonte de ômega-3, ferro, magnésio e cálcio", explica Daniela Cyrulin. Seja em óleo, farinha ou grão, o alimento promove a sensação de saciedade, previne contra doenças cardiovasculares, ajuda na manutenção da massa muscular, reforça o sistema imunológico e ainda tem efeito antiinflamatório no organismo.
Recomendação de consumo: de duas a três colheres de sopa por dia
http://www.minhavida.com.br/temas/Artrite-reumatoide
Departamento de Saúde IASD Costa e Silva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dor nas costas

O que é Dor nas costas ?


A dor nas costas está entre as queixas físicas mais comuns. Elas podem ser leves ou extremas, rápidas ou constantes. Existem várias causas, fatores de risco e formas de prevenção para a dor nas costas. A dor nas costas pode originar na coluna vertebral, músculos, nervos ou a partir de outras estruturas na região. Ela também pode irradiar a partir de outros órgãos, como os rins ou ovários.
Causas
Entre as principais causas de dor nas costas estão:
Uma dor decorrente de outros órgãos também pode ser sentida nas costas. Muitos distúrbios intra-abdominais pode causar dor irradiada nas costas, entre eles:
  • apendicite
  • cálculo renal
  • pedra na vesícula
  • infecções da bexiga
  • endometriose
  • Câncer de ovário
  • Cistos ovarianos

  • Diagnóstico de Dor nas costas
  • Durante o exame físico, o seu médico irá tentar identificar a localização da dor e descobrir como isso afeta o seu movimento. Você será solicitado a: sentar, levantar e andar.
    O seu médico pode pedir para você tentar andar na ponta dos pés e, em seguida, sobre os calcanhares. Também vai pedir para você levantar as pernas para cima, enquanto está deitado. Se a dor é pior quando você faz isso, você pode ter dor ciática, especialmente se você também sentir dormência ou formigamento em uma de suas pernas.
    Seu médico também vai mover suas pernas em diferentes posições, incluindo dobrar e esticar os joelhos. Ao mesmo tempo, o médico está avaliando sua força, bem como a sua capacidade de se mover.
    Para testar a função do nervo, o médico irá usar um equipamento para verificar os seus reflexos. Também irá tocar suas pernas em muitos locais, com um pino ou cotonete ou outros objetos para testar o seu sistema nervoso sensorial. O seu médico irá perguntar se há áreas onde a sensação do pino, algodão, ou de penas incomoda.
    O seu médico provavelmente não irá pedir todos os exames durante a primeira consulta. No entanto, se você tiver algum dos sintomas ou circunstâncias abaixo, o seu médico pode pedir exames de imagem, mesmo nesta primeira consulta:
    • A dor que já dura mais de um mês
    • Tontura
    • Fraqueza muscular
    • Acidente ou lesão
    • Febre
    • Se você tiver mais de 65 anos
    • Se você já teve câncer ou têm um forte histórico familiar de câncer
    • Perda de peso.
    Nestes casos, o médico está à procura de um tumor, infecção, fratura ou desordem nervosa grave. Os sintomas acima são indícios de que uma destas condições podem estar presentes. Exames que podem ser encomendados incluem:
    • tomografia computadorizada da parte inferior da coluna ou Ressonância magnética da coluna lombar
    • mielograma (um raio-x ou tomografia computadorizada da coluna depois de corante foi injetado na coluna vertebral)
    • um raio-x.

    Prevenção

    O exercício é importante para a prevenção de dores nas costas no futuro. Através do exercício, você pode:
    • Um programa de exercício completo deve incluir atividade aeróbica (como caminhar, nadar ou andar de bicicleta ergométrica), bem como alongamento e treinamento de força.Melhorar a sua postura
    • Fortalecer as costas e melhorar a flexibilidade
    • Perder peso
    • Evitar quedas.
    Para evitar a dor nas costas, também é muito importante aprender a levantar e abaixar adequadamente. Siga estas dicas:
    • Afaste seus pés para conseguir uma ampla base de apoio
    • Fique o mais próximo possível do objeto que você está tentando levantar
    • Dobre em seus joelhos, e não sua cintura
    • Contraia os músculos da barriga se você for levantar o objeto ou para abaixá-lo
    • Levante-se usando os músculos das pernas.
    • Evite ficar em pé por longos períodos de tempo. Se for necessário para o seu trabalho, tente usar um banquinho. Alterne descansando cada pé sobre ele
    • Não abusar dos saltos altos.
    • No trabalho, especialmente se estiver usando um computador, certifique-se que sua cadeira tem as costas retas, com assento ajustável, apoios de braços e um assento giratório. Use um banquinho debaixo de seus pés, sentado de modo que seus joelhos são mais altos do que seus quadris.
    • Coloque um pequeno travesseiro ou uma toalha enrolada atrás de suas costas enquanto está sentado ou vai dirigir por longos períodos de tempo.
    • Se você dirigir a longa distância, pare, desça e caminhe a cada hora. Traga o seu lugar o mais à frente possível, para evitar flexão.
    • Pare de fumar
    • Mantenha o peso saudável.
  • Outras medidas para evitar dor nas costas incluem:Se um objeto é muito pesado, procure ajuda

Tratamento de Dor nas costas

O tratamento para dor nas costas vai variar conforme a causa do problema. Pode incluir repouso, medicação, tratamento quiroprático, acupuntura, fisioterapia e até mesmo cirurgia.
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dor-nas-costas
Dep Saúde IASD Costa e Silva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pavê de morango com palitos de chocolate

Pavê de morango com palitos de chocolate

Pavê de morango com palitos de chocolate

Ingredientes
  • ½ lata de leite condensado
  • 2 ½ xícaras (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) cheias de amido de milho
  • 1 embalagem de creme de leite
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 caixinha de morango picado
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 embalagens de Palitos Chocolate

Como fazer
Leve ao fogo (baixo) o leite condensado, o leite, o amido de milho, mexendo sempre até engrossar. Junte o creme de leite, a baunilha e misture. Reserve. 

Leve ao fogo o morango com o açúcar. Deixe cozinhar até reduzir um pouco o líquido. 

Numa travessa retangular (pequena) faça camadas alternadas de Palitos creme de baunilha e morango, terminando com o morango. Sirva gelado.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Torta de frango e abobrinha

Torta de frango e abobrinha

Torta de frango e abobrinha

Ingredientes
  • cebola picada
  • 2 colheres (chá) de azeite
  • 2 abobrinhas raladas
  • Tomilho fresco a gosto
  • 300g de peito de frango moído
  • claras
  • Salsa picada a gosto
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • Sal a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 pitada de páprica doce

  • Como fazer
Refogue a cebola no azeite, junte a abobrinha e o tomilho e deixe cozinhar; reserve. À parte, misture bem o frango moído, a clara a salsa, o sal, a farinha de rosca, o parmesão e a páprica. Forre o fundo do refratário com metade da mistura da farinha de rosca, queijo parmesão e a páprica. Acrescente a massa de frango e leve para assar. Retire e coloque por cima a abobrinha refogada e o restante da farinha e leve ao forno médio por mais 5 minutos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Como Deixar de Fumar em 5 Dias


Curso "Como deixar de fumar em 5 dias" 

(totalmente gratuito).


Você gostaria de parar de fumar???
Nós podemos te ajudar!!!


Período:do dia 10/08/2014 até o dia 14/08/2014,
Horário: às 20 hs,
Local: Igreja Adventista do Sétimo dia Costa e Silva.

Com apoio especializado.
Todos podem participar
Inscreva-se, participe conosco!

Departamento de saúde - IASD Costa e Silva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

III Congresso Adventista de Saúde do RS



Local: Hotel Dall'Onder - Bento Gonçalves/RS
Data: de 31/10/2014 a 02/11/2014
Público Alvo: Todos os profissionais de saúde, pessoas que se identificam com o tema, e que desejam ter um estilo de vida mais saudável. Não precisa ser adventista para participar!!!
Inscrições: www.apasaude.org.br
Local: Hotel Dall’Onder/Bento Gonçalves-RS
Data: 31/10/2014 a 02/11/2014
check-in a partir das 14hs
31/10 (sexta-feira) início do programa às 18:00
02/10 (domingo) final do programa às 12:00
Transporte: Não incluído
Pagamento: Em boleto (parcelamento em até 3X)
Atenção: a data limite para inscrição, mantendo os valores descritos abaixo, é dia 20/08/2014. Cancelamentos só serão aceitos até o dia 30/07/14.
Alimentação: Incluso 3 refeições (a alimentação será isenta de produtos cárneos e refrigerante)
Crianças com até 10 anos não pagam (1 criança para cada 2 pagantes)
Opções de inscrição:
  • Quarto Individual
  • Quarto Duplo
  • Quarto Triplo (nesta opção pode optar em ficar com quatro pessoas, mas uma terá que dormir com o colchão no chão)
  • Inscrição sem hospedagem e alimentação
A inscrição para o evento consiste em DUAS etapas:
  1. Pagar todos os boletos.
  2. Enviar planilha com os dados para o e-mail: debora.cardoso@adventistas.org.br
Antes de fazer a sua inscrição, leia as informações abaixo:
1.    Use esse site apenas com Internet Explorer
2.    O parcelamento poderá ser feito em até 9 vezes, isso deverá definido no campo “parcelas”
3.    A data do primeiro vencimento será DOIS dias depois de fazer os seus boletos
4.    O pagamento só será aceito no dia do vencimento, por isso atente para as datas
5.    Guarde os comprovantes de pagamento
6.   O sistema só faz um boleto por CPF
7.    Se precisar da segunda via, apenas coloque o CPF e o sistema gerará automaticamente, lembrando que sairá com a mesma data
8.    Os boletos são individuais
9.   TODOS os campos deverão estar preenchidos
10.  É cobrado R$1,15 de taxa por boleto
11.  Abaixo uma imagem da janela da inscrição, ao clicar em concluir irá aparecer uma nova aba ou uma nova guia com os boletos
inscricao tamplate
Passo 1 – Emissão dos boletos
Opções de boletos, escolha o link de acordo com o pacote desejado:
1.    Pagamento POR PESSOA com pensão completa e quarto INDIVIDUAL: R$590,00.
2.     Pagamento POR PESSOA com pensão completa e quarto DUPLO: R$460,00.
3.     Pagamento POR PESSOA com pensão completa e quarto TRIPLO: R$450,00.
4.    Apenas inscrição para o Congresso, sem hospedagem e sem alimentação: R$120,00.

Passo 2 – Enviar um e-mail para  debora.cardoso@adventistas.org.br  com os dados abaixo.
Nome
CPF
E-mail
Distrito e igreja que frequenta:
Valor do pacote escolhido
Área de atuação profissional
 Nome dos Acompanhantes do quarto (pagantes)
Nome da criança (gratuito)
Qualquer dúvida, entre em contato pelo telefone (51)3245-7036 ou e-mail debora.cardoso@adventistas.org.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS